sexta-feira, 17 de abril de 2015
Instrumentos
- Agogô
- Afoxé
- Bloco sonoro
- Cowbell
- Carrilhão
- Casaca
- Castanhola
- Caxixi
- Chimbau
- Chocalho
- Drums
- Ganzá
- Pratos
- Reco-reco
- Sino
- Sinos tubulares
- Triângulo
- Xequerê
- Vibrafone
- Xilofone
- Ceramofone
- Marimba
O que é um percussionista?
Um percussionista é um músico que toca instrumentos de percussão.Em alguns casos, os percussionistas podem ser chamados por outros nomes. Como os instrumentos de percussão são eminentemente rítmicos, em alguns conjuntos,como nas escolas de samba, podem ser chamados de ritmistas. Determinados instrumentos de percussão são tão importantes ou de execução tão específica, que seus executantes são chamados de forma diferenciada, como o timpanista que toca o tímpano (instrumento), o carrilhonista que toca o carrilhão e a celesta, ou o xilofonista que toca o xilofone,marimba, metalofone ou vibrafone.

historia da percussao
A HISTORIA DA PERCUSSAO
Ao nos reportarmos à história do homem na Terra, fica claro que a percussão, como um som específico, praticamente nasceu com a raça humana. A história dos instrumentos musicais é tão antiga quanto a idade da pedra. Existem evidências substanciais sobre este fato como:
provas arqueológicas encontradas em escavações, objetos petrificados, etc.; representações de desenhos em cavernas e esculturas; inscrições em cascas de árvores e papiros preservados por povos primitivos.
Supostamente, o primeiro impulso sonoro do homem, pode ter sido o de bater palmas dentro de uma certa cadência rítmica ou a busca de reproduzir os sons que escutava na natureza.
Pedras encontradas em escavações, possuíam tamanhos semelhantes com formas convexas que adaptavam-se à empunhadura da mão humana.
Acredita-se que eram golpeadas uma à outra para produzir um som.
Antropólogos descobriram uma nova raça proveniente da Tanzânia, com aproximadamente dois milhões de anos, denominada de 'habilis'.
Curiosidades
HISTORIA DO TAMBOR
HISTORIA DO TAMBOR
Os tambores são utilizados desde as mais remotas eras da humanidade. Acredita-se que os primeiros tambores fossem troncos ocos de árvores tocados com os pés ou galhos. Posteriormente, quando o homem aprendeu a caçar e as patas de animais passaram a ser utilizadas na fabricação roupas e outros objetos, percebeu-se que ao esticar um pé sobre o tronco, o som produzido era mais agudo. Pela simplicidade de construção e execução, tipos diferentes de tambores existem principalmente no Brasil. A variedade de formatos, tamanhos e elementos decorativos depende dos materiais encontrados em cada região e dizem muito sobre a cultura que os produziu.
Os tambores exerciam nas civilizações primitivas diversos papéis. Além da produção de música para rituais e festas, os tambores, devido à sua grande potência sonora, também foram usados como meios de comunicação.
Instrumentos de percussão curiosidaes
Os instrumentos de percussão são os mais antigos que existem. Em muitos sítios arqueológicos foram encontradas representações de pessoas dançando em torno de um tambor. Muitos objetos musicais também foram encontrados como toras de árvore fossilizadas, possivelmente usadas como tambores primitivos, e diversas versões delitofones, rochas de diversos tamanhos que eram dispostas sobre um tronco ou buraco no chão, usadas para produzir música melódica por percussão.
segunda-feira, 6 de abril de 2015
Instrumentos da percussão
Instrumento de percussão é um instrumento musical cujo som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. A percussão tem muita variedade de instrumentos a maior parte dos quais possuem altura indeterminada (ou seja, não podem ser precisamente afinados). Esses são utilizados primordialmente com função rítmica, como é o caso da maior parte dos tambores, o triângulo e os pratos. Os instrumentos de percussão de altura definida, como os xilofones podem ser utilizados com função melódica e harmônica.
Assinar:
Postagens (Atom)